segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Bahia! Esquadrão Tricolor! 84 Anos.



Apesar das idas e voltas entre série A e B como este ano em que o gigante baiano vive suas turbulências, não tem como esquecer de toda sua grandeza.  Por isso estamos publicando atrasado cinco dias, mas vamos que vamos apagar as velinhas destes 84 anos e, sonhar com dias melhores para esse grande clube do nosso futebol.  Não podemos deixar de lembrar da defesa do título baiano como o campeão atual.
O Bahia continua sendo o maior clube da parte norte-nordeste do Brasil, pelo menos em títulos renomados, apesar da fase difícil que tem vivido, como esquecer da equipe que venceu o Santos de Pelé em 1959 pela antiga Taça Brasil (contado como Campeonato Brasileiro da época). 
Também aquele time de Bobô e Cia. no Brasileirão de 1988, como esquecer?

Fundado em 1 de janeiro de 1931 por jogadores das equipes Associação Atlética da Bahia e Clube Baiano de Tênis que fecharam seus departamentos de futebol, nasce o Esporte Clube Bahia.  Esses dois clubes anteriores representavam a alta sociedade baiana, que suas desistências deixaram o legado de construir o clube mais popular do estado da Bahia.

Seu mascote o Super Homem foi adotado nos anos 70, quando o filme do Superman estourou nas telas do cinema, e até porque o Bahia era famoso como o Tricolor de Aço, ou Esquadrão de Aço.  O desenho final foi feito por Ziraldo em 1988.

Duas das principais  Torcidas organizadas: Bamor e Povão.
Sua casa: Estádio Otávio Mangabeira (Arena Fonte Nova, hoje reconstruída) e o Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu).

Seus principais jogadores: o goleiro Nadinho, o meia Mário e os atacantes Marito e Alencar da equipe de 1959, Bobô, Zé Carlos e Paulo Rodrigues de 1988, e outros como Carlito, Douglas, Charles e Luiz Henrique.

Seus principais títulos:
2 Campeonatos Brasileiros - 1959 e 1988.
2 Copa do Nordeste - 2001 e 2002.
1 Torneio Campeões do Nordeste - 1948.
3 Taças Norte-Nordeste - 1959, 1961 e 1963.
45 Campeonatos Baianos.

Parabéns Imensa Torcida do Tricolor de Aço!



Henrique Rodrigues Soares - Imagem da Internet.

Nenhum comentário: